Museu nas Ruas - Tradução em português
Painel 18
A Grande Greve Dos Sapatos
A “Grande Greve dos Sapatos”, de Marlborough, foi uma batalha que teve graves impactos negativos na cidade durante décadas, resultando em falências pessoais e de negócios; perdas de receita, poder de compra e crédito; queda dos valores das propriedades e execuções hipotecárias.
No outono de 1898, uma longa tradição de negociação bem-sucedida entre sindicatos e proprietários na indústria de calçados de Marlborough foi irremediavelmente quebrada. Os proprietários, liderados por William Rice, trancaram trabalhadores para fora no dia 10 de novembro, insistindo que os contratos seriam negociados apenas com indivíduos e não com sindicatos. Esse bloqueio foi precedido por um ataque dos costureiros da Middlesex Factory que saíram por causa de tratamento abusivo de seu supervisor.
A princípio, os sindicatos atraíram muita simpatia, mesmo fora da Nova Inglaterra, mas as ameaças de violência e a intervenção da Polícia Estadual para reprimir os ataques aos trabalhadores substitutos trouxeram uma reação negativa do público. Samuel Gompers, presidente da Federação Americana do Trabalho, chegou a Marlborough em janeiro de 1899. Ele falou com 3.000 trabalhadores e simpatizantes reforçando sua decisão de continuar a greve. No entanto, na mesma noite, os comerciantes da cidade votaram esmagadoramente para acabar com o apoio direto dos trabalhadores sindicalizados.
Após numerosos esforços fracassados de arbitragem, os grevistas foram forçados a capitular. Mas os efeitos econômicos da greve duraram anos. Dos 3.500 grevistas originais, somente 1.200 retornaram a seus empregos, e a população de Marlborough permaneceria estagnada até o ressurgimento econômico após a Segunda Guerra Mundial.
377 Elm Street, Marlborough MA 01752 USA
508-485-4763
Copyright © 2025 All Rights Reserved.
The Marlborough Historical Society
Please report website issues to: